NaturezAmbiente NaturezAmbiente NaturezAmbiente
"Não herdámos a Terra dos nossos pais mas, antes, pedimo-la emprestada aos nossos filhos"...

Tradutores

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients
.

15.1.11

Cuidados Básicos (reciclagem)

Cuidados Básicos

Ao longo dos séculos, em especial desde o século XIX (19), fomos criando uma sociedade industrial que foi evoluindo em diversos aspectos, nomeadamente no campo tecnológico.


Revolução Industrial, séc. XIX

Mas esse avanço, além de nos proporcionar disponibilidade material de bens tecnológicos que nos facilitam a vida, foi também acompanhado pelo aumento de desperdícios aos quais durante muitos anos nem sequer sabíamos o que lhes fazer!!! Simplesmente eram colocados de parte, atirados para as lixeiras dos resíduos comuns e aí deixados por centenas ou milhares de anos, que é o tempo que certos materiais levarão para se decompor, em virtude das suas composições de fabricação. Ou pior ainda, abandonando esses materiais, considerados inúteis, em plenas ruas e na berma das estradas, ou no meio ambiente como, florestas, rios e lagoas.
Hoje em dia já sabemos que muitos desses produtos são recicláveis. Podem ser reaproveitados em produtos semelhantes, como as garrafas de vidro, ou utilizados para fabricar novos e distintos produtos, como matéria para vestuário a partir de embalagens de plástico (pet), para citar apenas dois exemplos.
E o que fazem os nossos Governantes (ir)responsáveis? 
Com que se preocupam eles?


Santo Tirso, Portugal

Em Portugal já existem bastantes contentores de recolha de material para reciclar, como papel, vidro, plástico, metal e pilhas. E no Brasil!? O que é ensinado às pessoas sobre o que fazerem com o lixo que geram todos os dias? Porque abandonam as pessoas os detritos à porta de casa, como se eles se auto-desfizessem e desaparecessem? Porque colocam em perigo a saúde através desse lixo que não é prontamente recolhido, provocando também entupimento de escoamento de águas pluviais (da chuva) que irá provocar enchentes?


Hospital do Barreiro, Portugal

É compreensível que muita gente não saiba qual o destino a dar ao que resta de produtos relativamente recentes na nossa sociedade. Mas, já não é compreensível que os políticos autarcas muitas vezes não promovam de forma apropriada a elucidação da população e recolha de materiais recicláveis.
Não vamos então ficar à espera que sejam "eles" a tomar uma decisão, vamos forçá-los a agir...
Comecemos com o nosso próprio exemplo e depois por conversar com os nossos vizinhos aconselhando-os a fazer uma separação de lixo selectiva e a não a não abandonar lixo nas ruas nem deitando simples papéis nos chão.


União - PI, Brasil


ETAR, Gaia, Portugal
(estação de tratamento de águas residuais)

Em Portugal ou no Brasil, vamos exigir a construção de estações de tratamento de águas residuais que tratem os esgotos antes de serem lançados nos rios ou no mar e acabar com a existência de esgotos a céu aberto junto das habitações (ou em qualquer outro lugar) pois além de serem focos de doenças também contaminam e matam o ambiente...
Fortaleza - CE, Brasil

Vamos ser cidadãos conscientes do Planeta, vamos tornar-nos activos e defensores daquilo que é nosso, dos nossos filhos e netos também...
Quando terminar de usar o seu computador não esqueça de desligá-lo para poupar o consumo de electricidade e evitar gerar mais calor que contribui para o aquecimento global.




Recordemos pois que se não herdámos a Terra dos nossos pais, então, não podemos fazer dela tudo o que quisermos; somos apenas seus fiéis depositários, temos que devolvê-la aos nossos descendentes em bom estado de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário