NaturezAmbiente NaturezAmbiente NaturezAmbiente
"Não herdámos a Terra dos nossos pais mas, antes, pedimo-la emprestada aos nossos filhos"...

Tradutores

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients
.

4.6.12

Amar a Água


   A água potável, ou "água-doce", é uma fonte de preocupações nos dias de hoje. É verdade, devemos preocupar-nos com o meio-ambiente, evitando degradá-lo, preservando a qualidade do ar, dos solos e da água. Devemos evitar poluir a Natureza, mais do que simplesmente evitar, deveremos esforçar-nos por melhorar tudo aquilo que já estragámos e destruímos, recuperando sempre que possível tudo o que estiver ao nosso alcance.
   
   No artigo anterior fiz menção aos automóveis movidos a ar-comprimido, que evitam poluir o ar, ao mesmo tempo que purificam o que já está poluído, e que também protegem o mar, pois ao não necessitarem de usar combustíveis fósseis, como o petróleo, diminuem a quantidade de possíveis desastres ambientais motivados por derrames de petróleo no mar, quer resultem de acidentes de transporte em petroleiros ou oleodutos ou por motivos da sua exploração nas plataformas oceânicas.


   É verdade que muitas fontes de água-doce, poderão estar a desaparecer, por diversos motivos, colocando em causa a nossa forma de captação de água actual. Há, por isso, que preservar os aquíferos existentes. Alguns lençóis freáticos estão a ser contaminados com químicos industriais ou agrícolas e o abastecimento às populações fica comprometido. Urge cuidar dessas situações. Outros estão a perder as suas reservas por falta de reabastecimento de água, quer seja por falta de chuva ou pelo degelo de glaciares milenares...


   O que me levou a deixar aqui estas palavras foi um chavão que costumo ouvir desde garoto: "No futuro os povos irão lutar uns com os outros pela obtenção e posse da água"! E eu sempre me questionava se não haveria forma de se aproveitar a imensidão de água que os oceanos têm para nos oferecer, ao que os professores, na década de 70, contrapunham que seria um processo muito dispendioso.

   Curiosamente, durante o período da Guerra do Golfo, nos anos '90, fiquei a saber que no Kuwait, um país situado no deserto da Península Arábica, usavam a dessalinização da água marinha para consumo. Então, por que não se poderia fazer isso ao redor do mundo onde fosse necessário por falta de água potável!?


Ilha de Porto Santo

   Outra curiosidade é que, muitas vezes, acabamos por saber mais sobre outros países do que acerca de Portugal! Foi só neste ano, de 2012 que, vendo um documentário do Prof. José Hermano Saraiva, de 2006, tive conhecimento que esse processo já era usado em território nacional insular, na ilha de Porto Santo, arquipélago da Madeira, projecto iniciado na década de '80. No Brasil também já existem sistemas de dessalinização na Região Nordeste, onde já se construíram mais de seis dezenas de unidades.



   Temos que perceber que a água é 70% mais importante do que muita gente possa pensar. É essa a quantidade de água presente neste Planeta, a que chamamos Terra (dessa, 97% é salgada e cerca de 3% é doce), e é também cerca de 70% a percentagem do precioso líquido no nosso corpo. Como tal, ela deve ser preservada e tratada com especial atenção.

Clique na imagem, em baixo, para ver como se pode filtrar a água através de jardins, com um projecto francês:


   Portanto, com toda a tecnologia existente actualmente, qualquer justificação acerca do custo da produção de água potável a partir de água marinha é apenas uma desculpa de má vontade, porque construir armas para matar outros seres humanos custa bem mais do que construir processos para salvá-los, e se ninguém se poupa ao investimento bélico, porque é muito lucrativo, pelo contrário, já torcem o nariz ao incentivo daquilo que não parece financeiramente atractivo a curto prazo, embora seja positivo, útil e necessário a longo prazo...

   Precisamos, urgentemente, mudar a mentalidade de certos políticos com ideias "economicistas".

   Vamos melhorar a nossa consciência ambiental e ecológica de forma positiva e os políticos serão obrigados a mudar os seus interesses tornando-se mais humanistas...







Nenhum comentário:

Postar um comentário